A PALAVRA DO DIRETOR AO(S) COLABORADOR(ES):

 

A Jal conquistou ao longo dos seus 20 anos no mercado, o reconhecimento de sua marca como uma das melhores empresas dentro do segmento de manutenção e eletromecânica.


A Direção da Jal entende que nada é mais importante neste ramo do que a integridade, qualidade e compromisso, características conquistadas ao longo de sua trajetória.


Um dos preceitos mais importantes para a Jal e seu compromisso para com todos, é conduzir seus trabalhos com transparência e ética no relacionamento com seus colaboradores, clientes, parceiros de negócios, fornecedores, comunidade e governo.
Neste sentido, para mantermos nossa boa reputação e reconhecimento até aqui, é fundamental a atuação responsável de todos, dentro de cada cargo ou função que ocupam.


Esse CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA especifica os princípios da JAL e busca auxiliar a todos de forma não negociável os parâmetros mínimos de comportamento em todas suas esferas interna ou externa como compromisso com seus valores e missão.


Como objetivo de tornar público e acessível este código, a Jal compartilha a todos, facilitando para que suas regras e normativas sejam facilmente compreendidas e seguidas desde o primeiro dia de trabalho de seus colaboradores. Por fim, a seguir conheceremos os princípios e regras que norteiam este documento.

 

A Direção

 

 

 

Objetivo do código de ética e conduta

 

O código de ética e conduta descreve, objetivamente os padrões de comportamento mínimos exigidos de todos os funcionários e parceiros da empresa JAL. Esses padrões de comportamento devem ser demonstrados rotineiramente por todos servindo como uma referência na tomada de decisões para nossos negócios em consonância com os valores éticos da empresa.


Garantir nossa missão, visão, valores, a integridade, respeito e conduta correta são fatores preponderantes para a Jal. Os elementos citados a seguir, são os pilares reconhecidos pela Jal como base que ampara este código de ética e conduta.

 

São eles:

 

1.         Da Responsabilidade pessoal da Diretoria Jal
Nós da direção da Jal, temos como compromisso, gerenciar de forma profissional seguindo os princípios organizacionais e normativas respeitando legislação e normas governamentais. Compartilhamos informações corretas e com embasamento jurídico sobre nossa prestação de serviços. Prezamos pela equidade em nossas decisões promovendo um tratamento justo e igualitário a todos, bem como, acima de tudo, o respeito por todos.

 

2.         Do Cumprimento da lei
Atuamos com transparência no cumprimento de nossas obrigações sociais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas, prestando informações ao Físco regularmente, garantindo a integridade das informações e dados estatísticos e financeiros. Isso se dá através de nossos consultores administrativos contratados objetivando manter a regularidade e confiabilidade de nossas obrigações fiscais.

 

3.         Das Relações com colaboradores, clientes, fornecedores e contratados
Seguimos criteriosamente todos os regulamentos e legislações pertinentes ao escopo de nossa prestação de serviços. Respeitamos a diversidade e a inclusão social, repudiando qualquer tipo de discriminação racial, sexual, religiosa ou qualquer ato que possa atingir a pessoa ferindo seus direitos ou integridade.


Não aceitamos qualquer comportamento ou conduta relacionada a assédio moral, sexual ou lesão a pessoa, seja entre colaboradores, clientes, fornecedores ou prestadores de serviços. A JAL se posiciona intolerante a este tipo de comportamento, sendo importante comunicar tais casos ao PROGRAMA FALA QUE EU TE ESCUTO – que é um canal reservado para registros, feedback ou denúncias, e é, através deste canal que a Jal realiza suas investigações e avaliações.


Esperamos de nossos colaboradores a contínua busca por orientação diretamente dentro da nossa empresa – através da área de Recursos Humanos ou Gestão direta, quando estiverem em dúvida sobre o curso que suas ações ou desconhecimento de seus deveres diante de uma determinada situação, tendo em vista ser responsabilidade de cada colaborador agir de forma correta, atribuição que não pode ser delegada, objetivando sempre o não-confronto entre pares.


Incentivamos em razão da boa convivência a comunicação e diálogo aberto de forma transparente e democrática em prol do trabalho em equipe, buscando sempre a construção coletiva de soluções que possam sanar qualquer possibilidade de confronto com desinteligência.
Asseguramos a todos nossos colaboradores amparo e acolhimento, portanto, quaisquer falhas, desordem ou comportamentos inadequados dentro do ambiente de trabalho devem ser imediatamente comunicados ao setor de Recursos Humanos ou ao Gestor Imediato para que os responsáveis possam corrigi-los da melhor forma possível.


Promovemos a igualdade de oportunidades nas tratativas para todos os colaboradores em todos os processos de desenvolvimento humano, treinamento, promoções, benefícios, avaliações de desempenho ou desligamentos.

 

4.         Do Uso de Veículos da Empresa
Os veículos da frota-Jal são utilizados mediante autorização via formulário oficial/termo e, portanto, não é permitido carona a pessoas da sociedade civil, parentes ou qualquer uso que não seja destinado as atividades pertinentes ao cargo.

 

5.         Dos Princípios Básicos e Gerais da Jal
Todos os funcionários têm o direito a um local de trabalho saudável e seguro e, para tanto, espera que seus colaboradores sejam norteados pelos seguintes princípios, pois conforme a gravidade da violação, as sanções disciplinares podem levar a: advertência escrita, advertência verbal, suspensão, demissão ou outras ações jurídicas, conforme o caso, mesmo após demissão. 


5.1.      Princípios:


I.          Evitar qualquer conduta que possa denegrir ou colocar em risco a reputação da Jal.


II.         Evitar qualquer confronto entre pares, discussões desinteligentes e a verbalização de palavras que possam denegrir o outro.


III.        Atuar legal e honestamente desempenhando suas funções com honestidade, zelo, profissionalismo, imparcialidade e integridade.


IV.        Colocar os interesses da JAL acima de seus próprios ou de outros interesses, recusando qualquer oferta ou outro item de valor monetário de qualquer pessoa, cliente, fornecedor ou entidade através de negócios ou desenvolver atividades paralelas, cujos interesses possam ser substancialmente afetados pelo desempenho ou não desempenho das funções dos funcionários, salvo se o código de ética e conduta ou qualquer legislação, regulamentos, decisões ou diretivas da JAL preverem uma exceção.


V.         Agir com transparência e respeito com condições acordadas com fornecedores ou clientes.


VI.       Não consumir, adentrar ou armazenar substâncias ilícitas dentro das dependências da JAL, de clientes e/ou fornecedores.


VII.      Agir imparcialmente diante de escolhas políticas, evitando discussões ou campanhas dentro das instalações do cliente ou da empresa JAL.


VIII.     Não divulgar ou utilizar informação da empresa obtida no exercício das suas funções, incluindo também mídias sociais, bem como, em canais de relacionamento profissional, sites e redes profissionais. Lembre-se: o que postar sobre a empresa refletirá sobre todos nós.


IX.       Proteger e conservar o patrimônio da JAL e utilizá-lo exclusivamente para atividades lhe destinadas.


X.        Ser responsável pelo fardamento(uniformes) cedidos pela JAL, utilizando-o dentro das dependências da empresa, evitando utilizar em períodos extraempresa, sendo proibido transferir ou vender a terceiros.


XI.       Colaborar de forma cordial com as regras e procedimentos de clientes, respeitando integralmente convocações ou revistas sugeridas, inclusive colaborando com as investigações internas, quando necessário.


XII.      Colaborar para um ambiente justo, seguro, de apoio e colaboração mútua, livre de álcool e drogas, livre de assédio, discriminação ou situações de repressão, com clima favorável para o desenvolvimento dos colaboradores, respeitando as diferenças individuais, diversidades culturais, religiosas e de gênero, evitando qualquer forma de preconceito e discriminação.


XIII.     Estimular e praticar feedback contínuo sobre o desempenho e oportunidades de desenvolvimento.


XIV.     Estimular e apoiar à participação dos pares/colaboradores nos processos de tomadas de decisões.


XV.      Proteger a propriedade da JAL e outros ativos tangíveis e intangíveis contra qualquer uso não autorizado, quebra de confiança, dano ou perda, quer por negligência, quer por intenção criminosa, pois só podem ser usados para negócios da empresa de acordo com as suas diretrizes. O uso pessoal de ativos corporativos não é permitido sem a aprovação prévia do gestor/coordenador imediato.


XVI.     Adotar medidas para reduzir a extensão em que as instalações, produtos e serviços da Empresa possam ser usados para um propósito relacionado a abuso de mercado ou crimes financeiros.

 

 

6.         Da Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente
Todos os funcionários devem participar e integrar-se as atividades de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, para desfrutar de um local de trabalho saudável e seguro, uma vez que está relacionado as suas funções ter um ambiente favorável ao seu crescimento profissional, razão do impacto direto nos resultados da JAL.


A contribuição que um colaborador poderá ofertar a segurança no trabalho é comunicar de imediato ao seu Gestor ou setor de Recursos Humanos quaisquer preocupações ou ocorrências de saúde ou segurança, bem como violações de normas ou regulamentos.


Estamos comprometidos em conduzir nossos trabalhos em conformidade com todas as leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança no local de trabalho, evitando impactos adversos e danos ao meio ambiente e às comunidades nas quais conduzimos nossa prestação de serviço. Atingir esse objetivo é responsabilidade de todos: diretores, gestores e funcionários.

 

7.         Da Conformidade
A JAL espera que seus colaboradores executem com muito empenho, qualidade e pontualidade suas tarefas profissionais respeitando as normas de trabalho e de segurança – individual e coletiva. Espera-se o respeito por colegas, seus méritos ou dificuldades na realização de tarefas, agindo sempre de forma cordial e formal, evitando palavras desagradáveis, maldosas, desfavoráveis ou que desmereça a outrem.


O conteúdo deste instrumento foi elaborado com o reconhecimento de que existem leis e políticas exclusivas da Jal e governamentais, às quais procuram oferecer orientações específicas e definidas, buscando reduzir situações de desinteligência, desacordos, conflitos, desvios de comportamentos ou a possível existência de corrupção de qualquer espécie, seja qual for a área de trabalho na Jal.


A Jal e seus interessados vivenciam uma missão e desafio pela integridade, sendo este instrumento o modelo de Código de Ética e de Conduta, elaborado para garantir que podem ser produzidas orientações relevantes e seguras, à medida que surgem novos problemas e estes são investigados e tratados para melhorar os seus regimes de gestão interna em busca de melhor qualidade do ambiente de trabalho.

 

8.         Da Confidencialidade e Privacidade de Dados
As informações confidenciais da JAL e dados pessoais não devem ser compartilhadas com qualquer pessoa, principalmente aquelas que não precisem saber tais informações para executar seu trabalho ou um serviço para a empresa; inclusive as informações confidenciais só podem ser compartilhadas com pessoas autorizadas e apenas no limite da necessidade. Em caso de dúvida, todas as informações devem ser consideradas confidenciais e tratadas com cuidado, devendo todas as informações serem protegidas para evitar a divulgação indevida, não devendo jamais ser utilizada em benefício de outro empregador.

 

Todos os nossos colaboradores obrigam-se a manter em sigilo:


I.          As informações confidenciais às quais venha ter acesso em função do exercício de sua função na JAL, considerando-se:  quaisquer processos desenvolvidos e/ou utilizados pela empresa, e que, se divulgadas, possam, de qualquer forma, beneficiar seus concorrentes ou causar a JAL e seus parceiros, fornecedores e clientes, eventuais prejuízos, dados de clientes, planos comerciais de marketing, serviços, designs, banco de dados, registros, informações sobre salários, dados financeiros, relatórios não publicados e informações de propriedade intelectual.


II.         Qualquer informação recebida durante seu relacionamento, ideias e elementos sobre estratégias operacionais ou negócios, propriedade intelectual, ainda que não estejam mais em nosso quadro, não podem ser transmitidos ou revelados a qualquer pessoa, empresa, sociedade ou negócio, nem usar por conta própria ou em benefício próprio ou de terceiros.

 

Assim, nossos colaboradores se comprometem a:


I.          Não induzir terceiros, em especial colaboradores ou ex-colaboradores da JAL a transmitir informações da empresa ou informações confidenciais.


II.         Não induzir qualquer membro, colaborador ou ex-colaborador da JAL a descumprir com suas obrigações de sigilo e confidencialidade firmadas com a empresa.


III.        Constatada qualquer utilização inadequada, inapropriada ou que possa ser caracterizada como comportamento de risco para JAL ou qualquer tipo de fraude, por qualquer colaborador, estará sujeito a todas as penalidades trabalhistas, cíveis e criminais previstas em leis ou regulamentos internos aplicáveis.


IV.        Conservar sob a propriedade intelectual da JAL (inclui planos, sistemas, procedimentos, metodologias, cursos, relatórios, previsões, protótipos, projetos, criações e invenções) todo e qualquer conhecimento desenvolvido no ambiente de trabalho, de modo que empresa mantém o seu direito de explorar esses conhecimentos na forma e no momento que considerar mais adequados, de acordo com as normas aplicáveis.